Entre o Sentir e o Conhecer: A Experiência Educativa na Perspectiva de Paulo Freire
Palavras-chave:
Paulo Freire. Educação significativa. Metodologias ativas. Emoção e conhecimento. Aulas peripatéticas.Resumo
A educação, na perspectiva freireana, transcende a mera transmissão de conhecimento, constituindo-se em um processo de impregnação de sentido no viver e no agir humano, conforme inspira Paulo Freire quando refere que o ato de educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante. É sob essa ótica, que o presente estudo se propõe a investigar as inter-relações entre “educação” e “sentir”, compreendendo a prática educativa como experiência existencial que integra emoção, conhecimento e convivência. A investigação com objetivos exploratórios e enfoque qualitativo, fundamenta-se em revisão bibliográfica, tomando como eixos teóricos a emoção e o conhecimento, a metáfora da rede, as metodologias ativas e as aulas peripatéticas. Busca-se compreender os fundamentos que sustentam a proposta freireana de vivenciar a educação como processo de significação, no qual o aprender é atravessado pela sensibilidade e pela experiência compartilhada. Os resultados indicam que a vivência educativa deve se apoiar no “sentir” — entendido como dimensão ontológica do aprender —, promovendo a conexão entre as realidades “intra” e “extra” sala de aula, e fortalecendo o vínculo entre saber, emoção e prática educativa.
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Lacunas. In: Mínima morália. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. 1. ed. São Paulo: Ática, 1992, p. 69-70.
BORGES, Jorge Luis. Sobre o rigor na ciência. In J. Borges, História universal da infâmia (J. Bento, Trad., p. 117). Lisboa, PT: Assírio & Alvim, 1982.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1992.
CASASSUS, Juan. La gestión: en busca del sujeto – in: Seminário Internacional Reformas de la Gestión de los Sistemas Educativos en la Década de los Noventa, UNESCO, Santiago de Chile, 1999. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001176/117612so.pdf >. Acesso em: 07 set. 2022.
CASASSUS, Juan. O clima emocional é essencial para haver aprendizagem. Nova Escola, São Paulo, n. 218, dez. 2008. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/878/juan-casassuso-clima-emocional-e-essencial-para-haveraprendizagem>. Acesso em: 10 ago. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MOREIRA, Marco Antônio (1999). Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
QUIN, Daniel. Associações longitudinais e contextuais entre as relações professor-aluno e o envolvimento do aluno: uma revisão sistemática. Revisão de Pesquisa Educacional, 87 (2), 345-387, 2016. Disponível em:<https://doi.org/10.3102/0034654316669434> Acesso em: 14 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Setrem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Setrem estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).
Isso permite que outros:
-
copiem, distribuam e compartilhem o conteúdo;
-
adaptem, remixem e criem a partir do material;
-
utilizem o conteúdo para qualquer finalidade, inclusive comercial;
desde que:
-
seja atribuído crédito ao(s) autor(es) e à Revista Setrem;
-
seja indicada qualquer modificação realizada;
-
nenhuma restrição adicional seja imposta além das previstas nesta licença.
Licença completa: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/