Entre o Sentir e o Conhecer: A Experiência Educativa na Perspectiva de Paulo Freire

Autores

  • Rodrigo Severo UFFS/SETREM
  • Edemar Rotta UFFS
  • Danielli Regina Scarantti SETREM

Palavras-chave:

Paulo Freire. Educação significativa. Metodologias ativas. Emoção e conhecimento. Aulas peripatéticas.

Resumo

A educação, na perspectiva freireana, transcende a mera transmissão de conhecimento, constituindo-se em um processo de impregnação de sentido no viver e no agir humano, conforme inspira Paulo Freire quando refere que o ato de educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante. É sob essa ótica, que o presente estudo se propõe a investigar as inter-relações entre “educação” e “sentir”, compreendendo a prática educativa como experiência existencial que integra emoção, conhecimento e convivência. A investigação com objetivos exploratórios e enfoque qualitativo, fundamenta-se em revisão bibliográfica, tomando como eixos teóricos a emoção e o conhecimento, a metáfora da rede, as metodologias ativas e as aulas peripatéticas. Busca-se compreender os fundamentos que sustentam a proposta freireana de vivenciar a educação como processo de significação, no qual o aprender é atravessado pela sensibilidade e pela experiência compartilhada. Os resultados indicam que a vivência educativa deve se apoiar no “sentir” — entendido como dimensão ontológica do aprender —, promovendo a conexão entre as realidades “intra” e “extra” sala de aula, e fortalecendo o vínculo entre saber, emoção e prática educativa.

Biografia do Autor

Rodrigo Severo, UFFS/SETREM

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela UFFS. Especialista em Direito Constitucional, e, em Direito Tributário Empresarial. Graduado e licenciado em Direito, e, em Ciências Contábeis. Procurador Jurídico de carreira do Município de Santa Rosa/RS e professor da SETREM/RS. E-mail: rodrigo.severo@setrem.com.br.

Edemar Rotta, UFFS

Doutor com Estágio Pós-Doutoral em Serviço Social pela PUCRS. Mestre em Sociologia pela UFGRS. Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas, Campus Cerro Largo, UFFS, ocupando a coordenação do mesmo. Pesquisador nas áreas de desenvolvimento, políticas públicas, fundo público e políticas sociais. Integrante dos Grupos de Pesquisa CNPq: Teorias e Processos de Desenvolvimento; Estado, Sociedade e Políticas Públicas. E-mail: erotta@uffs.edu.br.

Danielli Regina Scarantti, SETREM

Mestre em Direito pela UNIJUÍ. Especialista em Gestão e Negócios. Graduada em Direito. Advogada e coordenadora da faculdade de Direito da SETREM. Professora do Curso de Direito da SETREM. E-mail: danielliscarantti@setrem.com.br.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Lacunas. In: Mínima morália. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. 1. ed. São Paulo: Ática, 1992, p. 69-70.

BORGES, Jorge Luis. Sobre o rigor na ciência. In J. Borges, História universal da infâmia (J. Bento, Trad., p. 117). Lisboa, PT: Assírio & Alvim, 1982.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1992.

CASASSUS, Juan. La gestión: en busca del sujeto – in: Seminário Internacional Reformas de la Gestión de los Sistemas Educativos en la Década de los Noventa, UNESCO, Santiago de Chile, 1999. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001176/117612so.pdf >. Acesso em: 07 set. 2022.

CASASSUS, Juan. O clima emocional é essencial para haver aprendizagem. Nova Escola, São Paulo, n. 218, dez. 2008. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/878/juan-casassuso-clima-emocional-e-essencial-para-haveraprendizagem>. Acesso em: 10 ago. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MOREIRA, Marco Antônio (1999). Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

QUIN, Daniel. Associações longitudinais e contextuais entre as relações professor-aluno e o envolvimento do aluno: uma revisão sistemática. Revisão de Pesquisa Educacional, 87 (2), 345-387, 2016. Disponível em:<https://doi.org/10.3102/0034654316669434> Acesso em: 14 set. 2022.

Downloads

Publicado

2026-01-09

Como Citar

Severo, R., Rotta, E., & Scarantti, D. R. (2026). Entre o Sentir e o Conhecer: A Experiência Educativa na Perspectiva de Paulo Freire. Revista Setrem, (37). Recuperado de https://periodicos.setrem.com.br/ojs/index.php/revistasetrem/article/view/8

Edição

Seção

Artigos