Efeito de diferentes momentos de aplicação de nitrogênio em cobertura, sobre as características fenotípicas e de rendimento de grão da cultura do painço
Palavras-chave:
Panicum miliaceum. Fertilização nitrogenada. Resultado produtivo. Manejo. Épocas de aporte.Resumo
O painço é uma gramínea anual com ampla adaptabilidade a diferentes condições edafoclimáticas, sendo uma alternativa promissora para sistemas agrícolas sustentáveis, especialmente em regiões com déficit hídrico. Entre os fatores que influenciam o desempenho da cultura, destaca-se o manejo da adubação nitrogenada, particularmente quanto ao momento de aplicação do nitrogênio em cobertura. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes momentos de aplicação de nitrogênio em cobertura sobre as características fenotípicas e o rendimento de grãos de três cultivares de painço: amarelo comum, preto e vermelho. O experimento foi conduzido no município de Três de Maio/RS adotando abordagem quantitativa, com delineamento experimental e análise estatística. Foram avaliados cinco momentos de aplicação de nitrogênio em cobertura (0, 15, 30, 45 e 60 dias após a emergência) para cada cultivar, totalizando quinze tratamentos. A adubação baseou-se na expectativa de rendimento de 2.000 kg ha⁻¹. As variáveis analisadas incluíram estatura de plantas, comprimento do colmo e da panícula, densidade de plantas, número de afilhos e panículas, número de grãos por panícula, massa de mil grãos, rendimento de grãos e intervalos fenológicos. Os dados foram submetidos à análise de variância, teste de Tukey a 5% de probabilidade, correlação de Pearson e regressão polinomial. Os resultados indicaram que o momento de aplicação do nitrogênio influenciou significativamente os caracteres fenotípicos e produtivos das cultivares, evidenciando que a definição do período ideal deve considerar as particularidades fenológicas de cada material genético, visando maximizar a produtividade e a eficiência no uso do nutriente.
Palavras-chave: Panicum miliaceum. Fertilização nitrogenada. Resultado produtivo. Manejo. Épocas de aporte.
Referências
COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO (CQFS RS/SC). 2016. Manual de adubação e de calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre: SBCS/Núcleo Regional Sul. 376p. ISBN: 978-85-66301-80-9.
FERNANDES, D. M.; OLIVEIRA, L. A. de; CAETANO, A. G. 2018. Adubação nitrogenada em culturas anuais: uma revisão sobre a eficiência do uso do nitrogênio. Revista de Agricultura Neotropical, Cassilândia, v. 5, n. 3, p. 72-78.
FRONZA, Felipe Pradebon; CAPPELLARI, Leonardo. Efeito de diferentes momentos de aplicação de nitrogênio em cobertura, sobre as características fenotípicas e de rendimento de grão da cultura do painço. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Agronomia, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM, Três de Maio, 2021.
GOMASHE, Sunil Shriram. 2017. Proso Millet, Panicum miliaceum (L.): Genetic Improvement and Research Needs. In: PATIL, Jagannath V. (Edt.). Millets and sorgum: biology and genetic improvement. Chennai: John Wiley & Sons Ltd. pp. 150-166. ISBN: 9781119123057.
SILVEIRA, Talita Antonia da; CEOLA, Gessiane. 2019. Fisiologia vegetal. Porto Alegre: SAGAH. ISBN: 9788595029262.
SORATTO, Rogério Peres; CARDOSO, Susiane de Moura; SILVA, Ângela Honório da; COSTA, Tiago Aparecido Mingotti da; PEREIRA, Magno; CARVALHO, Laércio Alves de. 2007. Doses e épocas de aplicação de nitrogênio em cobertura na cultura do painço (Panicum miliaceum L.). Ciência e Agrotecnologia. V. 31. n.6. Lavras: Universidade Federal de Lavras – UFLA. Nov/Dez. pp. 1661-1667.
VENTURA, Francesca; VIGNUDELLI, Marco; POGGI, Giovanni Maria; NEGRI, Lorenzo; DINELLI Giovanni. 2020. Phenological stages of Proso millet (Panicum miliaceum L.) encoded in BBCH scale. International Journal of Biometeorology. V. 64. n. 7. Ohio: Kent State University. Jul. pp. 1167 – 1181.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Setrem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Setrem estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).
Isso permite que outros:
-
copiem, distribuam e compartilhem o conteúdo;
-
adaptem, remixem e criem a partir do material;
-
utilizem o conteúdo para qualquer finalidade, inclusive comercial;
desde que:
-
seja atribuído crédito ao(s) autor(es) e à Revista Setrem;
-
seja indicada qualquer modificação realizada;
-
nenhuma restrição adicional seja imposta além das previstas nesta licença.
Licença completa: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/